sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Teorema, Maçonaria, a Ciência Noetica e o Profano em todos nós

Após uma longa ausência, não notada por ninguém, decidí hoje recomeçar este blog sob uma nova perspectiva...o Profano e a experiência do poder que existe em todos nós.
Há anos que proucuro acreditar em algo superior...numa entidade Criadora...num ser intangível ou invisivel que criou a ordem e o caos da nossa existência. Bem...sendo mais egocêntrico, vamos dizer antes a MINHA existência. Deambulei por livros e filosofias, não necessariamente em busca desse Absoluto, mas vejo que sempre foi uma pergunta que viveu dentro de mim...e que vejo espelhada na realidade humana e da história.
Todos os seres humanos, desde que ganharam consciência do mundo, procuram responder às mesmas questões...que se reproduzem na realidade diária e na realidade filosófica da história e das mil e uma seitas e religiões que dominam e dominaram o mundo...as questões eternas da humanidade que normalmente se resumem a "quem sou?...de onde venho?...para onde vou?".
Estas três perguntas simbolizam de forma brilhante os três estados da mente diária humana...o presente, o passado e o futuro.
As implicações práticas destes estados estão espelhadas na nossa comunicação (tempos verbais), na nossa visão de nós mesmos (diariamente confrontamo-nos com as situações do dia, com as memórias do passado recente e mais profundo e com visões e desejos sobre o futuro imediato e, por vezes, mais distante).
Sem me alongar, diria que estes estados estão enraizados na nossa percepção da realidade...uma percepção temporal linear.
A filosfia e as suas descendentes (ciências) procuram as mesmas respostas que todos nós procuramos diariamente e caracteríza-se por teses racionais que procuram responder-lhes, seja pela via da experiência, seja pela via teórica, o objectivo está lá e a diferença é, bem vistas as coisas, de método.
Por sua vez, a religião, procura dar essas respostas...através de dogmas e rituais estabelecidos...não procura...justifica! Uma vez mais, varia apenas no método...da razão passa para a fé!.
Algumas redes e "escolas" como sejam a maçonaria (refiro-me a ela não como um conhecedor profundo ou sequer superficial) parece-me procurar estas respostas através de um misto de ambos os métodos...valorizando o poder implicito dos dogmas e rituais (no que é comum a todos...a existência de um ser e/ou conhecimento superior, não enquadrado em religiões), procura responder através da razão que emana deles, apoiando-se na ciência e a ela se dedicando.
A ciência Noetica...através da análise ciêntifica e experimental, procura desenvolver a percepção e consciência do Ser Humano...por forma, também, a responder a estas perguntas, e ir um pouco mais além desenvolvendo a mente do ser humano ao seu potencial total.
Qualquer um dos caminhos mencionados, na minha opinião, leva a uma entidade superior...ao Conhecimento Superior...à resposta a estas perguntas...assim como a mera experiência do dia-à-dia nos pode encaminhar nesse sentido...todos os caminhos, em principio, nos levam a entender melhor esses três estados e a responder, diariamente, a essas três perguntas...mas não respondem às perguntas..apenas nos aproximam da resposta.
E eu gostava de saber a resposta...como muitos nós...como, aliás, TODOS nós.
Esta é a viagem que agora me proponho e que partilho com quem queira acompanhar e contribuir para este Blog..será que tem resposta? Eu acho que sim...alterando as permissas das perguntas...
Cá vos aguardo e aqui estarei a filosofar...ou talvez não?
NR